Governo autoriza reforma de R$ 10 milhões no Museu do Mar em São Francisco do Sul

  • Foto: Roberto Zacarias / SECOM -

Espaço está fechado desde 2022 e será restaurado em 36 meses com apoio dos governos estadual e federal

Fechado desde 2022, o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, em São Francisco do Sul, começará a ser restaurado oficialmente após a assinatura da ordem de serviço realizada nesta segunda-feira (23). O ato contou com a presença do governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto, e marca o início das obras, orçadas em mais de R$ 10 milhões, com prazo de execução de 36 meses.

O investimento contempla a restauração da cobertura, ampliação do anexo e recuperação das edificações históricas que abrigam o museu. A verba é fruto de parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e o Governo Federal.

“São Francisco do Sul é um berço da história catarinense. O governador Jorginho Mello destacou que estar aqui hoje, concretizando esse investimento, seria uma de minhas prioridades. Este museu é muito mais do que um atrativo turístico; ele é um símbolo da nossa colonização e da memória de Santa Catarina”, declarou o governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto.

A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Terezinha Debatin, também comemorou a retomada da obra. “Temos aqui um acervo único no Brasil. O Museu do Mar guarda não só a materialidade da nossa história, mas também as narrativas que formam a identidade cultural do nosso estado e do país”, destacou.

O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, reforçou a importância da obra para o turismo local. “O Museu do Mar é uma das nossas principais atrações. Temos praias, o centro histórico e a Baía, mas o museu tem um papel singular. Ficou fechado por um tempo, mas agora será revitalizado com esse importante apoio do Governo”, afirmou.

O Museu Nacional do Mar foi criado em 1991 e inaugurado oficialmente em 1992, ocupando os antigos galpões da Cia Hoepcke, no centro histórico de São Francisco do Sul, a 189 km de Florianópolis. Com 18 salas temáticas, o espaço abriga mais de 91 embarcações em tamanho real, cerca de 150 peças de modelismo naval e a Coleção Alves Câmara, além de trilha sonora com músicas folclóricas regionais.

Saúde de Joinville reforça importância da vacinação da Dose Zero do Sarampo para bebês de 6 a 11 meses Anterior

Saúde de Joinville reforça importância da vacinação da Dose Zero do Sarampo para bebês de 6 a 11 meses

Campanha de vacinação contra sarampo começa em Joinville para bebês com menos de um ano Próximo

Campanha de vacinação contra sarampo começa em Joinville para bebês com menos de um ano

Deixe seu comentário