Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Governo autoriza reforma de R$ 10 milhões no Museu do Mar em São Francisco do Sul
-
Foto: Roberto Zacarias / SECOM -
Espaço está fechado desde 2022 e será restaurado em 36 meses com apoio dos governos estadual e federal
Fechado desde 2022, o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, em São Francisco do Sul, começará a ser restaurado oficialmente após a assinatura da ordem de serviço realizada nesta segunda-feira (23). O ato contou com a presença do governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto, e marca o início das obras, orçadas em mais de R$ 10 milhões, com prazo de execução de 36 meses.
O investimento contempla a restauração da cobertura, ampliação do anexo e recuperação das edificações históricas que abrigam o museu. A verba é fruto de parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e o Governo Federal.
“São Francisco do Sul é um berço da história catarinense. O governador Jorginho Mello destacou que estar aqui hoje, concretizando esse investimento, seria uma de minhas prioridades. Este museu é muito mais do que um atrativo turístico; ele é um símbolo da nossa colonização e da memória de Santa Catarina”, declarou o governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto.
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Terezinha Debatin, também comemorou a retomada da obra. “Temos aqui um acervo único no Brasil. O Museu do Mar guarda não só a materialidade da nossa história, mas também as narrativas que formam a identidade cultural do nosso estado e do país”, destacou.
O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, reforçou a importância da obra para o turismo local. “O Museu do Mar é uma das nossas principais atrações. Temos praias, o centro histórico e a Baía, mas o museu tem um papel singular. Ficou fechado por um tempo, mas agora será revitalizado com esse importante apoio do Governo”, afirmou.
O Museu Nacional do Mar foi criado em 1991 e inaugurado oficialmente em 1992, ocupando os antigos galpões da Cia Hoepcke, no centro histórico de São Francisco do Sul, a 189 km de Florianópolis. Com 18 salas temáticas, o espaço abriga mais de 91 embarcações em tamanho real, cerca de 150 peças de modelismo naval e a Coleção Alves Câmara, além de trilha sonora com músicas folclóricas regionais.

Deixe seu comentário